domingo, 15 de julho de 2012

Sem conseguir respirar

Não faço ideia do que vou fazer... As candidaturas começam esta segunda e eu não sei que curso, ou que universidade escolher. Tenho tanto medo de tomar uma má decisão. Sou tão nova para decidir o meu futuro desta forma. Mais difícil ainda é, para além de pensar em mim, ter de pensar no dinheiro que vou gastar aos meus pais... Mal consigo respirar neste momento... Estou com a cabeça tão cheia... Sempre quis ir para a universidade porque, basicamente, eu adoro estudar. Mas juro, neste momento, estou pertíssimo de desistir disto tudo e ir procurar um emprego qualquer... E contentar-me... E pronto. Não estou a conseguir tomar uma decisão.
Por um lado sempre quis ir para a FLUP (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), para jornalismo. Primeiro porque adoro o Porto, e segundo porque adoro Jornalismo e as áreas ligadas... Mas, como eu sou uma idiota que liga ao que todo o mundo fala (às vezes sem saber)... Decidi ir para Línguas, Literaturas e Culturas, porque ciências da comunicação aparentemente está sobrecarregado. E pronto. Espanhol era a minha prova de ingresso, e dediquei-me a isso. Tirei um 12 a português (fuck my life) porque não lhe prestei a atenção necessária... Verdade seja dita... Eu fiz 4 exames, 3 deles como externa. É a minha desculpa. É desculpa, mas é válida. Mas agora, que consigo admitir que Jornalismo era mesmo o que queria... Não sei se consigo entrar! E Línguas, Literaturas e Culturas não é bem o que quero... E agora?!
Por outro lado tenho a FLUC (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), onde consigo entrar em quase todos os cursos e, por isso, tenho mais portas abertas. O contra: eu adoro o Porto, e é mesmo a cidade onde queria ficar, apesar de não ter nada contra Coimbra claro. Para além disso em Coimbra não conheço praticamente nada nem ninguém... E provavelmente ficará mais caro. O que nos leva ao problema major: o dinheiro.
É muito difícil escolher um curso ou uma universidade quando os meus pais estão sempre a dizer que não sabem se vão conseguir, que vão ter de passar fome por minha causa (hipérbole), que não podem fazer grande coisa... Eu não sou pobre, nada disso. Mas também não sou rica... E tenho uma irmã gémea, o que dificulta um bocadinho a minha vida, porque estou-lhe a cortar as asas a ela, para voar eu.
O que faço?!

4 comentários:

  1. Anónimo7/15/2012

    São decisões dificeis, eu sei, mas abre a mente para outros locais sem ser o porto e coimbra. Á outros locais mais perto o nivel de vida nao é tão caro e ate podes vir a gostar mais, Vila Real por exemplo.. Tenta optar por cidades menos caras que coimbra e porto.. eu sei que sao os grandes focos universitarios.. mas se queres mesmo ir para a universidade se calhar devias optar por outro local, nao é facil eu sei, mas ate pode ser que gostes mais :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que devia ser mais assim... Mas as dúvidas já estão a desaparecer, e as coisas já se estão a endireitar. :) Obrigado.

      Eliminar
  2. Espero bem que essas dúvidas deixem de pairar no ar e que consigas alcançar aquilo que queres para o teu futuro :)

    Como te disseram podes tentar Ciências da Comunicação aqui em Vila Real,para seguires Jornalismo, pode ser que gostes!

    Gostei do teu cantinho, já estou a seguir. Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Sim, já não tenho dúvidas... Só precisava de pensar um pouco, e concentrar-me nas minhas ideias e não nas dos outros (é o meu mal... ouvir demasiado o que os outros dizem sobre o meu futuro...). Obrigado :D Beijinho*

    ResponderEliminar