quarta-feira, 17 de agosto de 2011

The Dream

- Estou tão atrasada para o trabalho! - gritei eu com o meu irmão, enquanto tentava calçar (em vão) uma meia que encontrei pelo chão e procurava a outra com os olhos.
- Fácil. Leva a minha mota. Mas depois atesta-a e tra-la de volta inteirinha!
- Obrigado. Fui! Até logo.
- Até logo. Vejo-te à hora do jantar.
Arranquei e "voei" pelas ruas de Viana. Não podia chegar atrasada ao meu primeiro dia de trabalho! Estava a passar pela avenida quando o ouvi gritar:
- Cuidado Maria! Vais ter um acidente!
Olhei-o e sorri. Sempre simpático e divertido.
Ao passar pelo Gil Eanes uma mota das pesadas vinha na minha direcção, a toda a velocidade. Eu não consegui reagir. A mota desviou-se e um homem saiu disparado, voando em direcção a umas árvores.
Corri para ele. Estava todo cortado, todo magoado.
- Devo-te a minha vida! - disse eu, alterada pelo acidente.
- Podias começar por pedir ajuda, se faz favor? - sorriu ele.
Telefonei para uma ambulância, que nos levou para o hospital. Estive todos os dias em que esteve internado ao pé dele. Era muito simpático e nós davamo-nos bem. Tínhamos combinado jantar juntos, depois de ele ter alta.
Uma manhã, quando voltei do bar, onde tinha estado a beber café, apesar de odiar, os médicos estavam todos de volta dele. Tinha tido uma paragem cardíaca. Eu estava à porta, aterrada.
Ele abriu os olhos por uns segundos. Olhou-me e uma lágrima escorreu-lhe pela face. Sorriu. Depois disso a máquina que controlava o seu ritmo cardíaco apresentou uma linha recta e os médicos declararam a hora de morte. 
Olharam para mim, com pena e disseram que lamentavam. Perguntaram se eu era a namorada. Eu não respondi. Fugi dali. Não conseguia lidar com tudo isto.
À saída do hospital uma ambulância perdeu o controle e veio direita a mim. Fiquei presa debaixo dela. Olhei para o lado e vi-o de novo. O mesmo rapaz que me tinha dito à dias que eu ia ter um acidente.
Ele chegou ao pé de mim, sorriu e segredou:
- Considera a dívida de vida paga.

2 comentários:

  1. Mais uma vez, escreves muito bem. Parabéns :)

    ResponderEliminar
  2. Que bonito! Isto é mesmo verdade?
    Love, Bruna

    ResponderEliminar